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Curso de Liderança e Gestão de Equipas com Mindset de Crescimento

Disponivel em eLearning (totalmente online)
Apenas 75€
New York

Possibilidades de Financiamento e Inicio
Sugere-se candidatura à Medida Cheque Formação
Curso com inicio imediato após conclusão da inscrição

Informações Gerais
O curso está disponivel em eLearning (totalmente online)
Decorre em formação online assincrona, em que pode realizar as atividades online de forma livre nas datas e horas que desejar, dentro dos prazos de cada módulo, ao longo do decorrer do curso.
É um curso que pode iniciar em qualuer data após a conclusão da inscrição.
Existe apoio continuo de eFormador.
A duração do curso é 40 horas em eLearning assincrono (totalmente online).
Liderança e gestão de equipas com mindset de crescimento refere-se a um estilo de liderança baseado na crença de que as capacidades, talentos e inteligência das pessoas podem ser desenvolvidos através de esforço, aprendizagem e persistência.
Características da Liderança com Mindset de Crescimento
Foco no desenvolvimento: Os líderes veem os desafios como oportunidades de aprendizagem, tanto para si como para a equipa. Encorajam a experimentação e não penalizam os erros quando estes resultam em aprendizagem.
Feedback construtivo: Oferecem feedback específico e orientado para o desenvolvimento, focando-se no processo e esforço em vez de apenas nos resultados ou capacidades "inatas".
Cultura de aprendizagem: Criam ambientes onde é seguro fazer perguntas, admitir não saber algo e tentar abordagens novas, mesmo que possam falhar.
Na Gestão de Equipas
Desenvolvimento de talentos: Investem tempo e recursos no crescimento profissional dos colaboradores, acreditando que todos podem melhorar e evoluir.
Delegação estratégica: Atribuem responsabilidades que desafiam os membros da equipa a sair da zona de conforto, proporcionando suporte necessário para o sucesso.
Reconhecimento do esforço: Valorizam e reconhecem o processo de trabalho, a dedicação e a melhoria contínua, não apenas os resultados finais.
Este tipo de liderança contrasta com o "mindset fixo", onde se acredita que as capacidades são estáticas. O resultado é equipas mais resilientes, inovadoras e com maior capacidade de adaptação às mudanças do mercado.
O Código do Trabalho, no artº 131, considera a obrigatoriedade de formação contínua anual no minimo de 40 horas. Este curso também se enquadra no cumprimento da obrigatoriedade, para o qual contribui com as suas 40 horas.
Curso com inicio imediato após conclusão da inscrição. Caso a inscrição seja concluida e rececionada até às 16h00 de dia útil, o curso poderá começar no próprio dia. Após esta hora terá inicio no dia útil imediatamente seguinte.
Após inicio, o(a) formando(a) tem 30 dias (seguidos/um mês) para concluir o curso.
Com a conclusão com aproveitamento do curso, é emitido o Certificado do curso através do SIGO (na dependência do Ministério da Educação) de acordo com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, ficando também a informação disposnivel no Passaporte Qualifica(Portaria nº 47/2017, de 4 de fevereiro)
New York

Preço
O preço do curso em eLearning (totalmente online) é 75€, legalmente Isento de IVA (não paga IVA, nº10 do artº 9º do CIVA).
O preço é válido até dia 31/10/2025 e limitado ao número de vagas existentes.

Duração e Organização/Estrutura
O curso tem a duração de 40 horas.
O curso está organizado em 9 módulos, tendo os primeiros oito a duração de 4 horas por módulo e o ultimo módulo a duração de 8 horas, de acordo com a organização modular apresentada no programa do curso disponivel abaixo.
Os módulos decorrem com sessões assincronas livres no moodle, que são de frequência livre dentro dos prazos de módulo ou de atividade, existindo apoio online do(a) Tutor(a).
Destinatários
O curso destina-se a qualquer individual ou profissional, com documento de identificação válido em Portugal que deseje adquirir competências em Liderança e Gestão de Equipas com Mindset de Crescimento.
Destina-se também a qualquer profissional que deseje frequentar o curso nos âmbitos mencionados acima/anteriormente nas «Informações Gerais»
Objetivo Geral
No final do curso, os participantes serão capazes de:

Desenvolver competências de liderança baseadas no mindset de crescimento, capacitando profissionais a gerir equipes de alta performance através de uma mentalidade focada em desenvolvimento contínuo, aprendizagem e inovação.
Objetivos Especificos
No final do curso, os participantes serão capazes de:

• Compreender os fundamentos da Liderança
• Compreender os fundamentos do Mindset de crescimento aplicados à liderança
• Desenvolver habilidades de comunicação e feedback construtivo
• Aprender técnicas de motivação e compromisso de equipes
• Implementar práticas de coaching e mentoring
• Criar ambientes de trabalho que promovam a inovação e a aprendizagem
• Gerenciar mudanças e conflitos com foco no crescimento
• Dominar Técnicas de Liderança com Mindset

Pré-Requisitos
Poderá frequentar o curso quem seja detentor(a) de documento de identificação válido em Portugal e deseje desenvolver competências em Liderança e Gestão de Equipas com Mindset de Crescimento.
Assiduidade
Em termos de assiduidade, é obrigatória a realização de 90% das atividades online, e 100% das atividades de avaliação.
Sendo um curso a distância (online) os participantes devem ter computador, tablet ou outro dispositivo para acesso via Internet e som e camara vídeo para consulta e visualização de conteúdos didáticos de apoio.
Avaliação
A avaliação realiza-se através de testes online e de trabalhos online ou outras atividades.
Programa

Módulo 1: O Papel do Líder e os Estilos de Liderança

O Papel e a arte do Líder
Chefe Versus Líder
Princípios de Liderança e Competências Chaves
Pipeline da Liderança
Estilos de Liderança
  Estilos clássicos de Liderança (Autocrático, Democrático/Participativo, Laissex-faire(liberal)), (Kurt Lewin)
  Modelos Contemporâneos de Liderança (Transformacional, Transacional, Servidora(Servant Leadership), Situacional)
  Teoria da Liderança Situacional (Hersey-Blanchard)
  Outros Estilos relevantes (Coaching, Visionário, Afiliativo, Autoritário(directivo))
Autoconhecimento e Inteligência Emocional
Comunicação e Influência
Orientação para Resultados e Inovação
Cultura, Valores e Ética

Módulo 2: Fundamentos do Mindset de Crescimento na Liderança

Diferenças entre mindset fixo e mindset de crescimento
Neuroplasticidade e aprendizagem contínua
Características de líderes com mindset de crescimento
Autoavaliação: Identificando seu estilo de liderança atual
O poder das crenças na performance de equipes


Módulo 3: Comunicação Eficaz e Feedback para o Crescimento

Fundamentos da Comunicação
 • Elementos do processo comunicativo
 • Barreiras à comunicação eficaz
 • Comunicação verbal vs. não verbal
Comunicação Interpessoal
 • Escuta ativa e empática
 • Técnicas de feedback construtivo
 • Comunicação assertiva vs. agressiva vs. passiva
Princípios da comunicação assertiva
Neurociência do Feedback
Técnicas de feedback construtivo e específico
Como dar feedback que promove crescimento
Escuta ativa e empática
Comunicação em situações desafiadoras


Módulo 4: Delegação Eficaz, Desenvolvimento de Talentos e de Potencial da Equipa

Identificando pontos fortes e áreas de desenvolvimento
Técnicas de coaching aplicadas à gestão
Psicologia da Delegação
Diferença entre delegar e «mandar»
Níveis de Delegação
Delegação eficaz como ferramenta de crescimento
Criando planos de desenvolvimento individualizados
Mentoring vs. Coaching: quando usar cada abordagem
Técnicas de Influência e Persuasão Ética
 Os 6 Princípios da Influência (Robert Cialdini)
 Diferença entre Influência e Manipulação
 Neurociência da Persuasão


Módulo 5: Motivação e Compromisso com Foco no Crescimento e na Inovação

Teorias de motivação aplicadas ao mindset de crescimento
 Teorias de Motivação (Maslow, Herzberg, SDT)
 Teoria da Autodeterminação (Deci & Ryan)
 Teoria do Flow (Csikszentmihalyi)
 Modelo de Motivação 3.0 (Daniel Pink)
Como criar desafios que promovem desenvolvimento
Reconhecimento e celebração do progresso
Estabelecimento de metas SMART voltadas ao crescimento
Criando uma cultura de experimentação e aprendizagem
Transformando fracassos em oportunidades de aprendizagem
Técnicas para promover criatividade e inovação
Liderança de equipes diversas e multiculturais


Módulo 6: Gestão da Mudança com Mindset de Crescimento

Liderança em tempos de mudança
Como comunicar mudanças de forma positiva
Superando resistências através do mindset de crescimento
Adaptabilidade e flexibilidade como competências-chave
Transformando incertezas em oportunidades


Módulo 7: Resolução de Conflitos, Tomada de Decisões e Gestão de Performance

Anatomia do Conflito
Natureza e Tipos de Conflitos
  Conceito de Conflito
  Tipos de Conflito por Origem
  Níveis de Conflito Organizacional (Intrapessoal, Interpessoal, Intragrupal, Intergrupal, Organizacional)
Causas Fundamentais dos Conflitos
  Modelo das 5 Fontes de Conflito
  Escalada de Conflitos - Modelo de Glasl
A Espiral Negativa: Tempo-Stress-Conflito
Estratégias de Gestão de Conflitos
Modelos de Resolução de Conflitos
  Modelo Thomas-Kilmann (TKI)
  Estilos de Gestão de Conflitos
  Processo de Resolução Colaborativa (Modelo WIN-WIN)
Comunicação em Situações de Conflito
  Técnicas de Comunicação Não-Violenta (CNV)
  Gestão de Emoções em Conflito
  Técnicas de Descida de Tensão
Mediação e Facilitação
  Papel do Mediador Interno
  Processo de Mediação em 7 Passos
Mediação de conflitos com foco no crescimento mútuo
Conversas sobre performance difíceis mas necessárias
Transformação de Conflitos em Oportunidades de Melhoria
  Mindset de Crescimento
  Modelo de Aprendizagem Organizacional
Técnicas de negociação colaborativa
Desenvolvendo resiliência na equipa


Módulo 8: Sustentabilidade da Liderança e Evolução Contínua de Lideres

Criando sistemas de aprendizagem contínua
Métricas e indicadores de crescimento da equipe
Planeamento de sucessão e desenvolvimento de líderes
Mantendo-se atualizado como líder
Construindo legado através do desenvolvimento de pessoas


Módulo 9: Técnicas de Liderança com Mindset

Categoria 1: Técnicas de Autoconhecimento e Adaptação
 Diagnóstico de Maturidade da Equipa
 Flexibilidade de Estilo (Style Flex)
 Comunicação de Expectativas Claras (Modelo SMART-ER para Delegação)
Categoria 2: Técnicas de Influência e Persuasão Ética
 Modelo AIDA para Comunicação Persuasiva
 Técnica do "Pé na Porta" Ética
 Storytelling para Liderança
 Questionamento Socrático
Categoria 3: Técnicas de Motivação e Comprometimento
 Mapeamento Motivacional Individual
 Técnica GROW para Coaching Motivacional
 Gamificação Consciente
 Feedback Motivacional (SBI-I)
 Reconhecimento Estratégico
Categoria 4: Técnicas de Delegação Eficaz e Empoderamento
 Matriz de Delegação (Competência x Comprometimento)
 Processo CLEAR de Delegação
 Empoderamento Gradual (Modelo RACI+)
 Check-ins Estruturados
Categoria 5: Técnicas de Comunicação Assertiva e Feedback Eficaz
 Modelo DESC para Conversas Assertivas
 Feedback Sandwich 2.0 (AID)
 Comunicação Não-Violenta
 Técnica do "Sim, E..."
 Questionamento Poderoso
Categoria 6: Técnicas de Resolução de Conflitos e Tomada de Decisões
 Processo PEACE para Mediação de Conflitos
 Técnica dos "Cinco Porquês" para Conflitos
 Tomada de Decisão OODA (Orient, Observe, Decide, Act)
 Consenso Gradual - Método dos "Seis Chapéus" (Edward de Bono)
 Matriz de Decisão Ponderada

 
Certificação
Com a conclusão com aproveitamento do curso, é emitido o Certificado do curso através do SIGO (na dependência do Ministério da Educação) de acordo com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, ficando também a informação disposnivel no Passaporte Qualifica(Portaria nº 47/2017, de 4 de fevereiro)
Para mais detalhes contacte-nos através dos numeros 966 822 516 / 218 000 566 ou cursos@espiralsoft.pt
 
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